Close

Blog

Boletos fraudados: Confira dicas para não se tornar uma vítima

Boletos passam a ser compensados no mesmo dia • DOL

Em meio a modernização das formas de pagamento, infelizmente, a criminalidade passou a explorar falhas nesse sistema com o objetivo de desviar pagamentos, o que tem lesado tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas.

 

Nesse cenário, os criminosos atuam no meio eletrônico valendo-se de programas espiões (os famosos vírus), interceptam boletos enviados pelos reais prestadores de serviços e alteram o código de barras para que o valor pago pela vítima caia direto na conta do criminoso.
Infelizmente, nosso escritório tem sofrido tais situações com alguns clientes. Assim, elaboramos esse informativo com o objetivo de auxiliá-los caso se deparem com algum e-mail ou contato suspeito em nome da Maziero e Morais ou qualquer outro parceiro comercial e separamos
algumas dicas para evitar cair em golpes como esses:

 

Certifique-se sempre que os dados do beneficiário correspondem aos dados de quem lhe vendeu o produto ou serviço. Essa conferência precisa ser realizada ANTES de finalizar o pagamento, ou seja, no momento da leitura do código de barras ou digitação dos números. Os dados da pessoa beneficiária aparecerão na tela do celular, computador ou terminal bancário.

 

Casos os dados do boleto e os dados do beneficiário sejam diversos, há fortes indícios de que se trata de boleto fraudado:

 

 

Confira sempre se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco emissor do boleto. O código de cada banco pode ser consultado no site do Febraban (https://www.buscabanco.org.br/).

 

 

Confira o valor do boleto. O valor sempre aparecerá em dois lugares: no final do código de barras e no espaço descrito “valor do documento”. Se o valor não for igual, desconfie que você está com um boleto falso. Outro sinal de alerta, é constar valor totalmente diverso de uma cobrança que costuma ser fixa (como são os casos dos boletos enviados pelo escritório).

 

 

Evite imprimir boletos de cobrança em sites que não sejam do banco emissor.

 

Fique atento sempre a todas as informações constantes no boleto e possíveis erros de português ou ortografia, pois pode ser um indicativo de que o boleto foi alterado;

Desconfie sempre de e-mails alarmantes com assunto constando “URGENTE”, “BOLETO LEVADO À PROTESTO”, dentre outros;

 

A conferência rigorosa de todas as informações do boleto para que o pagamento seja, de fato, realizado a quem deve, é primordial para evitar prejuízos. Além disso, importante atentar-se sempre às atualizações de segurança e dicas que os bancos costumam divulgar com frequência
sobre o que fazer e como agir para evitar em cair em golpes.

Se você, cliente, recebeu algum boleto ou contato suspeito, seja da Maziero e Morais, seja de qualquer outro parceiro comercial, nos contate para que possamos ajudá-lo a solucionar tal questão.

 

Por Fernanda Araújo Ferreira
Advogada

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter

Posts Recentes